terça-feira, 14 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente

O Solo e a nossa saúde

Saneamento básico: tratamento e distribuição nas cidades, rede e tratamento de esgoto e coleta períodica de lixo.

Lixo: restos de alimentos, fezes, animais mortos, micróbios( lixo orgânico), produtos químicos tóxicos(assim como material hospitalar e medicamentos, devem ser incinerados), materiais de papel, de plástico, de vidro e de metais já utilizados(coleta seletiva que permite a reciclagem).

Aterro sanitário ou "lixão":  depressão de terreno onde a lixo é armazenado e coberto com argila.

Dinâmica:  

1.Conceituação: Dialogar sobre os conceitos de saneamento básico, lixo e aterro sanitário, de acordo com texto acima.

2. Seminário: Distribuir por sorteio um cartão com uma pergunta com relação aos cuidados com o neio ambiente , para que seja debatidos em seminário  na sala de aula:
  • O que você pode fazer  para diminuir a produção de lixo?
  • Quais as consequências do desmatamento e queimadas?
  • Você separa o lixo na sua casa?
  • Você sabe as cores das lixeiras?
  • Você sabe diferenciar quais os lixos que podem ser reciclados?Como?
  • Como você pensa que será nosso planeta furturamente?
  • Qual é o maior ambiental para você?
  • O que você faz para colaborar com o meio ambiente?
  • Você acha que  a escola colabora com meio ambiente?
  • Qual é o maior risco que você considera para a natureza?
  • Você utilização algum material reciclável em sua casa? Dê exemplo.
  • Quando você vai ao supermencado você pede por sacolas ecologicas ou usa sacolas plásticas?
  • Como você melhorariua a qualidade do ar?
  • Quando você vê o lixo no chão e coloca em uma lixeira ou passa despercebido?
  • O  que você poupar a energia elétrica?
  • O que você pensa sobre o consumismo?
  • Você tem o costume de guardar o óleo de cozinha e reaproveitar?Por quê?
  • A pobreza é um problema ambiental? Por quê?
  • Você se preocupa com o meio ambienete?Por quê?
  • Pra você quais as diferenças entre viver em um ambiente urbano(cidade) e um ambiente rural(campo)? 
3.  Produção de Cartaz: Dividir a turma em grupos de 5 alunos para a produção de um cartaz de sensibilização da comunidade escolar. Sortear os temas: lixo orgânico, medicamento, coleta seletiva, tratamento de esgoto e distribuição de água.

4. Apresentação: Cada grupo apresnta seu cartaz defendendo sua ideias, depois escolher o local mais adequedo para fixar seu cartaz no ambiente escolar.



Professoras: Tânia Vitche e Silésia Pizzetti Augustinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário